quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Crianças fora da escola: prefeitura não envia professores para atender crianças que estudavam na Creche e no Alfredo Galdino

Um problema vem prejudicando o acesso de inúmeras crianças à educação infantil: o não fornecimento de professores por parte da Prefeitura. O Centro Educacional Casa da Criança, entidade das mais tradicionais de Paraguaçu, sempre recebeu três professores e um serviçal para o ensino de suas crianças. Já a Escola Estadual Prof. Alfredo Galdino, cedia seu espaço para mais três turmas que por lá estudavam. Porém, com início das aulas no mês de fevereiro, uma notícia surpreendeu inúmeras famílias: estas instituições não contariam mais com os professores da Prefeitura!
O fato pegou em cheio inúmeras famílias trabalhadores e de baixa renda que ficaram sem opção de escola para seus filhos próximos às suas residências. Como é o caso de "Maria"*, mãe de duas crianças, e moradora do Jardim das Acácias. "Antes, para levar meus filhos à escola, era pouco mais de dois quarteirões. Agora só tem escola pra eles do outro lado da cidade. É muito longe e eu não tenho como levá-los por que trabalho cedo e não tenho condições de pagar uma Van", desabafa a mãe.
Portanto, diante das dificuldades de inúmeras famílias, como a família de "Maria"*, o vereador Prof. Rafael protocolou o requerimento nº 16, onde questionava a Secretaria Municipal de Educação sobre os motivos pelo não fornecimento de professores para estas turmas, além de um estudo sobre a possibilidade de se fazer uma reconsideração sobre o assunto. Como bem disse, Prof. Rafael, "esperamos que isto se resolva o mais rápido possível para que nenhuma criança seja prejudicada em sua educação por falta de professores".

* A pedido da mãe, sua identidade não será revelada.

Nenhum comentário: